Detecção de Incêndio

Os sistemas de detecção de incêndio identifica um incêndio antecipadamente, permite o abandono de um edifício para a segurança das pessoas e e uma rápida resposta das equipes bombeiros ou de combate interna. Há diferentes tipos de sistemas e dispositivos (por exemplo: detectores de fumaça pontuais; detectores de calor, chamas, faísca, aspiração (amostragem de ar) e de fumaça). Alguns espaços podem necessitar de diferentes formas de detecção.

O QUE PROCURAMOS?

Exposições

  • O tipo, quantidade e extensão da carga de incêndio e materiais perigosos presentes e o que pode ser detectado pelo sistema de detecção de incêndio.
  • Carga de incêndio ou materiais perigosos que representam um grau incomum (maior ou menor) de exposição para a ocupação se comparados com as expectativas normais da atividade.

Controles

  • Uso de detecção de fumaça para identificar incêndio em sua fase incipiente. Uma alternativa menos desejável é a utilização de um detector de chama ou de calor que identifica incêndios em suas fases posteriores de desenvolvimento.
  • A necessidade de detecção de incêndio e sistema de alarme, e a natureza e estrutura do sistema, serão determinadas por uma avaliação realizada por uma pessoa competente.
  • Projeto e instalação de acordo com os padrões, oferecendo cobertura total a todas as partes da propriedade e monitorada remotamente para garantir a rápida resposta do serviço de combate a incêndio.
  • Mantenha os padrões através de contrato com empresa competente em avaliar, inspecionar e testar os detectores.

IDEIAS PARA MELHORIA DO RISCO

  • Fornecer um sistema de detecção de fumaça em todas as áreas do prédio que deve ser monitorado em um local permanentemente ocupado onde os alarmes de incêndio serão prontamente retransmitidos para o serviço do corpo de bombeiros público. Contrato, por escrito, para testes periódicos em conformidade com as normas. Documentar todos os testes com os registros apresentados à gerência para a sua revisão, ação corretiva, e arquivamento.
  • Estabelecer um contrato para inspeção periódica e manutenção com uma empresa de proteção contra incêndio com conhecimentos em sistemas de detecção e alarme de incêndio, incluindo o conhecimento das causas de falso alarme, com informações suficientes sobre o sistema e acesso adequado às peças de reposição.
  • Modificação de um sistema de alarme de incêndio que envolve “re-design”, a responsabilidade pela modificação do sistema precisa ser designada a uma pessoa que tenha um nível suficiente de competência de projeto de detecção.

Fontes

Risk Topics
Fire Alarm Systems – Care and Maintenance (PDF)

Normas Globais
BS 5839-1 Fire detection and fire alarm systems for buildings. Part 1: Code of practice for system design, installation, commissioning and maintenance.

BS 6266 Fire protection for electronic equipment installations Code of practice.

BS EN 54 Fire detection and fire alarm systems (multiple parts)

NFPA 72 National Fire Alarm Code

NFPA 730 Guide for Premises Security

Fechar Menu