A manutenção dos equipamentos, prédios e instalações inclui o planejamento de rotinas de inspeções, monitoramento de condições, detecção, testes e atividades de substituição. Bons programas de manutenção são necessários para garantir um serviço eficiente e então reduzir a probabilidade que falhas provoquem danos materiais ou ate mesmo incêndio. Apesar do fornecimento de peças críticas serem importantes elementos de manutenção, isso não é considerado no Grading de incêndio. O impacto de peças sobressalentes é avaliado no Grading de Interrupção de negócios de incêndio e de quebra de máquinas.
O QUE PROCURAMOS?
Exposições
O tipo, quantidade e extensão da carga de incêndio e materiais perigosos que podem incendiar devido à falha do equipamento. •Carga combustível ou materiais perigosos que representam um grau incomum (maior ou menor) de exposição para a ocupação se comparados com as expectativas normais da atividade.
Controles
- Programa de manutenção preditiva para monitorar e rastrear prédios, utilidades e equipamentos de processo e condições do sistema para detectar e resolver problemas antes que possam ocorrer danos e causar a um incêndio.
- Todo o trabalho é planejado e totalmente documentado.
- A organização de manutenção possui funcionários e competências adequadas.
- Os funcionários recebem treinamento contínuo para que eles estejam cientes dos códigos e normas atuais.
IDEIAS PARA MELHORIA DO RISCO
- Verificar se os sistemas de manutenção preventiva são baseados no “período de tempo/uso”. Nos sistemas manutenção por computador estão disponíveis, o rastreamento de itens de manutenção e a capacidade de verificar o registro de um equipamento assim como a criação de um perfil para evita avarias.
- Prédios/estruturas devem ser inspecionados regularmente em relação a calhas obstruídas, integridade do telhado/estrutura, etc. e qualquer dano deve ser reparado. Inspeções de acompanhamento devem ser realizadas de forma programada.