Podcast Monica Remonato Dust Safety Science

Neste episódio do DustSafetyScience Podcast, Monica Remonato CEO da Remonato Fire Protection Engineering em Curitiba, Paraná, Sul do Brasil, sobre sua experiência com indústrias de manuseio de poeira combustível no Brasil.

Monica tem mais de 20 anos de experiência como engenheira de proteção contra incêndio. Ela começou como engenheira civil e se mudou temporariamente para os Estados Unidos para aprender mais sobre proteção contra incêndio. Ela voltou ao Brasil quatro anos depois e abriu sua própria empresa porque um de seus clientes nos Estados Unidos comprou uma grande operação lá e precisava de alguém que fosse fluente em português, bem como os padrões NFPA e orientação da FM Global. 

Nos últimos anos, Monica tem se concentrado na segurança de poeira combustível no Brasil porque o conhecimento lá é relativamente escasso. Depois de participar da Conferência Digital de Segurança do Pó de 2020 , ela compartilhou seus novos conhecimentos com outras pessoas e aplicou as lições aprendidas aos projetos nos quais tem trabalhado.

Nesta entrevista, ela responde às seguintes perguntas:

  • O que fez você querer participar da Conferência sobre segurança digital contra poeira?
  • Como você está implementando soluções de segurança contra incêndio e explosão em seus projetos atuais?
  • Como este treinamento está sendo recebido?
  • Existem outros desafios que você vê em seu trabalho? 

O que fez você querer participar da conferência digital sobre segurança contra poeira?

“Eu precisava aprender mais”, disse Monica. “Não temos muitas dessas informações no Brasil.”

Quando ela trabalhava com clientes no Brasil, eles costumavam perguntar qual fornecedor tinha o melhor produto para uma determinada aplicação. Quando ela percebeu que os principais fornecedores de equipamentos de segurança contra poeira estariam apresentando na conferência, ela aproveitou a oportunidade para aprender com eles.

“Fiquei muito surpresa com o conhecimento que esses caras compartilharam”, disse ela. Ela também gostou do fato de poder assistir a replays de todas as apresentações e interagir com os apresentadores nos fóruns. Se ela tinha dúvidas sobre o equipamento de proteção contra poeira que os fornecedores vendiam, era muito fácil obter as respostas de que precisava para aconselhar seus clientes.

Como você está implementando soluções de segurança contra incêndio e explosão em seus projetos atuais?

Monica está atualmente trabalhando em grandes projetos que envolvem vários silos, coletores de pó e transportadores. Ela começou um projeto em setembro de 2019 e, após participar da conferência, imediatamente começou a aplicar as lições aprendidas.

“O cliente quase me matou após a conferência, porque mudei muitas coisas”, ela riu. “Quando me perguntaram o motivo, pude responder a todas as suas perguntas com o que aprendi na conferência.”

Ela disse que há problemas com a detecção de poeira combustível no Brasil. “Cada vez que falo sobre poeira combustível e como evitá-la, é um desafio. Precisamos educar os engenheiros, seguidos de seu chefe e depois o chefe do chefe! A aprovação do pedido de compra pode demorar muito, mas nós continuamos. Nós nunca desistimos.”

Como este treinamento está sendo recebido?

Segundo Monica, as normas no Brasil são basicamente uma tradução da NFPA 654 e da NFPA 68 . O que torna a educação um desafio é que as pessoas não querem ler textos científicos densos. 

Para ajudá-los a entender os riscos e as soluções, ela mostra a eles vídeos do YouTube. Esta estratégia é apoiada pelo Dr. Chris Bloore, que observou no Episódio 40 que as pessoas não acreditam em algo até verem. Testes e vídeos ao vivo podem ter um impacto que os textos sozinhos nem sempre conseguem alcançar.

Monica disse que conhece pessoas no Brasil que querem aprender sobre poeira combustível, mas o treinamento precisa ser uma abordagem de ‘passos de bebê’ que inclua os fundamentos.

“Quando eles entenderem melhor o risco, eles vão procurar mais informações e se esforçar para aprender inglês ou pelo menos traduzir as informações pelo Google. Mas eles precisam dar o pontapé inicial. Isto é o que aconteceu comigo. Isso é o que aconteceu com outros engenheiros que eu também conheço. ”

Existem outros desafios que você vê em seu trabalho? 

Monica admitiu que o preço costuma ser um problema ao comprar equipamentos de proteção contra poeira no Brasil.

“Os impostos são muito altos. Não temos indústria brasileira que faça esse detector de faíscas ou aquele sistema de supressão de incêndio. Não sei por que os impostos são tão altos. Portanto, este é o verdadeiro desafio: o preço. ”

Ela expressou esperança de que, à medida que aumenta a conscientização, alguns fornecedores comecem a fabricar no Brasil e, com sorte, tornar seus equipamentos mais acessíveis naquele país. 

Conclusão

Quando questionada sobre seus planos futuros, Monica confirmou que continuaria tentando melhorar a segurança nas indústrias brasileiras de manuseio de poeiras combustíveis. “Nunca vou parar de estudar e vou espalhar o conhecimento o máximo que puder. Eu entendo melhor as opções de equipamento e continuarei a fazer as recomendações certas de uma forma que eles entendam. ”

Se você gostaria de discutir mais, deixe sua opinião na seção de comentários abaixo. Você também pode entrar em contato com Monica Remonato diretamente:

Como podemos te ajudar

A REMONATO Fire Protection Engineering possui uma equipe altamente especializada, desenvolvemos projetos e soluções de prevenção e supressão. Melhores práticas e inovação para ajudar na proteção de vidas humanas, processos e marca da sua empresa e produto.

Entre em contato e agendamos uma vídeocall.
www. Remonato.eng.br

 

Ouça o audio Podcast da conferência:

www.dustsafetyscience.com

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba conteúdo exclusivo

Entre em contato conosco