Como evitar acidentes domésticos em tempos de Coronavírus?

Para ajudarmos a salvar o mundo muitas pessoas estão trabalhando de casa, seus filhos não estão indo para a escola e todos estão dividindo o mesmo espaço!

Com o aumento das atividades em casa, aumentou também o consumo de energia, aparelhos ligados, laptops, carregadores de celular, de tablets, segunda tela para trabalho.

Todas as rotinas da casa foram alteradas, se antes a pessoa estava com a atenção em cozinhar ou passar roupa, o que diminuía e muito o risco de acontecer um incidente com isto, agora esta pessoa faz tudo ao mesmo tempo: cozinha, passa roupa, trabalha, dá atenção para o filho, atende videochamada do trabalho e diversas outras coisas. Estamos vivendo a tradução literal do “multitask”.

Com tudo isso, precisamos aumentar inúmeras vezes o cuidado em casa, para evitar incêndios acontecendo por sobrecargas ou acidentes domésticos.

Abaixo, uma relação de itens a serem verificados para prevenção em todos os tempos! (retirado da revista  Incêndio – www.revistaincendio.com.br):

  • Não deixe celulares e laptops ligados à energia por longo período, principalmente ao dormir;
  • Não deixe isqueiros e fósforos em local de fácil acesso para as crianças ;
  • Não fume em locais indevidos, principalmente sobre a cama ou o sofá ;
  • Não descarte bitucas de cigarros acesas ;
  • Não deixe panelas e ferros de passar roupa ligados sem a devida supervisão ;
  • Não deixe velas acesas próximo ou sobre materiais de fácil combustão – uma boa solução é pôr a vela dentro de um copo alto ;
  • Não ligue vários equipamentos em um mesmo ponto utilizando benjamins ou os chamados Tês. Se for preciso conectar mais de um aparelho em uma mesma tomada, opte pelo filtro de linha (régua)
  • Não utilize equipamentos de 20A em tomadas para 10A, nem com adaptador. A tomada de 10A tem o orifício menor do que a de 20A, exatamente para que os plugs de 20A – mais grossos e que exigem uma amperagem maior – não sejam utilizados em tomadas de 10A ;
  • Faça verificações periódicas das condições do sistema elétrico da sua residência, de preferência com o suporte de uma empresa ou de um profissional especializado. Fios, disjuntores e tomadas devem ser avaliados para que não haja superaquecimento ou eventuais fagulhas;
  • Procure conhecer as rotas de fuga do local onde você mora;
  • Tenha em mente os telefones de emergência: Bombeiro Militar (193) e Samu (192).

E para ajudarmos na prevenção, vamos sortear 3 detectores de fumaça autônomos – Para você instalar no quarto do seu filho, no seu quarto e na sua sala / cozinha.

O Detector de Fumaça Autônomo (sem fios) detecta o início de um incêndio e avisa através de uma sirene acoplada. Já vem com bateria, que dura até cinco anos, com testes mensais.

Para concorrer aos detectores de fumaça é preciso seguir os perfis: @remonatofire, @monicaremonato e @adirleifonseca no Instagram.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba conteúdo exclusivo

Entre em contato conosco